segunda-feira, 4 de julho de 2011

Maconha – A Verdade Que Poucos Sabem (1999)

Bom, primeira dica do blog fica por conta de uns dos assuntos polêmicos mais falado dos últimos meses: Maconha.

Na verdade, o preconceito já enterrou esse assunto e o fez virar tabu faz tempo. O que se tem falado ultimamente é sobre a decisão do STF sobre as Marchas da Maconha, que visam a descriminalização da mesma. Muito se tem a dizer, pouco se quer ouvir; quem tem opinião formada sobre esse assunto raramente tem dúvidas quanto a estar ou não equivocado. Então, pra que sua opinião não esteja baseada em mitos, te fazendo acreditar em coisas que além de serem falsas, são absurdas; ou pra que você não seja ingênuo e concorde com argumentos de quem não sabe nada de nada, adquira conhecimento. Te garanto que esse documentário é uma boa fonte pra adquirir o mesmo; Não custa nada abrir a cabeça e investir seu tempo mudando ou potencializando sua opinião.


A guerra contra a marijuana desde a década de 1920 até os dias de hoje:

-Os bilhões de dólares gastos pelo governo norte-americano
-As bizarras campanhas publicitárias do começo do século 20
-Os mitos criados em torno dos efeitos nocivos da erva
-Os interesses políticos por trás da proibição

MACONHA é um documento histórico sobre a guerra contra o uso da cannabis. Das primeiras décadas do século 20 até hoje, inúmeros mitos foram criados. Milhares de jovens acabaram presos. E bilhões de dólares foram gastos em uma verdadeira cruzada que, como revela este filme, ainda está longe de inibir o consumo da droga.
Este documentário não é uma exaltação patética à maconha, mas sim um filme informativo, envolvente e sensato. Uma excelente produção sobre a erva maldita. Los Angeles Times: “Um documentário expressivo e divertido sobre a história da marijuana nos Estados Unidos no século 20.” New York Times: Maconha, do diretor canadense Ron Mann, é um documentário instigante e polêmico, inédito no Brasil, que foi aclamado nos países onde pôde ser apresentado. Com uma linguagem moderna, o filme conta a história secreta da proibição da maconha, mostrando os interesses políticos e econômicos por trás dela. Maconha se baseou numa imensa pesquisa histórica e traz imagens surpreendentes (e divertidíssimas) de antigas campanhas publicitárias anti-drogas. Foi eleito como o melhor documentário de 2000 pela Academia Canadense de Cinema e TV.

Nenhum comentário: